Palestrantes

Dadá Moreira |  Jornalista e fotógrafo. Autor do livro “Turismo de Aventura Especial – Como atender a pessoa com deficiência”, que conta como a superação de limites em contato com a natureza tornou-se o principal meio de reintegração social e reabilitação na luta contra sua deficiência e como “Aventura Especial”, mais que o nome da ONG que criou, passou a denominar um novo segmento turístico, hoje tido pelas políticas co Ministério do Turismo como prioritário para desenvolvimento e promoção nacional e internacional. Depois das primeiras experiências, ao procurar serviços especializados e constatar que não havia nenhum tipo de referências sobre adaptações em atividades de aventura e ecoturismo, criou a ONG Aventura Especial, uma iniciativa para sensibilizar a indústria do turismo para a questão da acessibilidade e estudar formas de adaptar as modalidades para pessoas com diversas deficiências. Em 2005 o Ministério do Turismo, reconhecendo as necessidades de profissionalização e desenvolvimento do setor, apoiou o “Projeto Aventureiros Especiais”, realizado pela ONG Aventura Especial.

________________________________________________________________

Edison Passafaro | Formado em Administração de Empresas, Desenho Arquitetônico e Edificações. É consultor em Mobilidade Urbana, Tecnologia Assistiva e Inclusão Social de Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, com mais de vinte anos de experiência nas áreas de gestão, educação e terceiro setor; realiza palestras, workshops e consultoria para órgãos públicos, empresas e diversos setores da sociedade em todo território nacional. Também é instrutor de Acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, consultor da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, SENAC, Brazilian Adventure Society – BAS; presidente do departamento de Inclusão Social do Estado de S. P. / PTB; membro da ANTP e Comissão Permanente de Acessibilidade da Prefeitura de São Paulo   – CPA/SP e colaborador da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/SP. Dentre as experiências anteriores estão a autoria do conteúdo do curso de Acessibilidade em Espaços Turísticos, SENAC/SP, e do Caderno Técnico de Políticas Municipais de Acessibilidade, Ministério das Cidades; consultorias para a Secretaria de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, ABIH/SP e do projeto de acessibilidade para a reforma das calçadas da Av. Paulista, entre outros.

________________________________________________________________

José Fernandes Franco | Formado em Engenharia pela ESALQ/USP – Piracicaba/SP. Proprietário dos empreendimentos Hotel Fazenda Campo dos Sonhos e Parque dos Sonhos, localizados em Socorro/SP. Atualmente é presidente do 14° Núcleo de Turismo Rural do Estado de São Paulo e vice-presidente da Associação Brasileira de Turismo Rural (ABRATURR); Vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo de Socorro; Conselheiro consultivo da Associação Comercial de Socorro; Coordenador Técnico da Associação Brasileira de Turismo de Aventura – ABETA/SP e do Conselho Fiscal da ABETA Nacional; fundador e membro da ONG ADESSO (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Socorro), participa de várias comissões de trabalhos ligadas ao turismo como o PDTR (Programa de Desenvolvimento do Turismo Receptivo/SEBRAE, Projeto Empreender e Desenvolvendo a Governança no Circuito das Águas Paulista/SEBRAE. Já trabalhou em empresas como a Union Cardibe do Brasil e Rhodia Agro, foi secretário da Agricultura e Abastecimento de Socorro e membro da diretoria da Associação de Produtores Rurais e do Sindicato Rural de Socorro.

________________________________________________________________

Michael Golo | Bacharel em Turismo. Chefe da Divisão de Turismo da Prefeitura Municipal da Estância de Socorro – SP.  Atuação nos projetos voltados a acessibilidade e aventura. Participação em seminários sobre a multiplicação de projetos do município de Socorro – SP, como Destino Referência em Turismo Acessível, no segmento Turismo de Aventura Especial.

________________________________________________________________

Ricardo Shimosakai | Bacharel em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi/ Laureate International Universities, Diretor da Turismo Adaptado, Coordenador da Freeway Acessível e colunista dos portais digitais EcoViagem, Diário do Turismo e Inclusive. Membro do Centro de Vida Independente Araci Nallin, Brazilian Adventure Society, Rede Interamericana de Turismo Acessível, SATH (Society for Accessible Travel & Hospitality) e da ENAT (European Network for Accessible Tourism).

________________________________________________________________

Eduardo Hitaka | Pós-graduando em Gestão de Empresas, especialização, pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Graduado em Turismo pela Associação de Ensino de Santa Catarina – ASSESC – (2009). Atualmente é sócio-diretor da empresa Girus Soluções em Turismo, atuando em pesquisas e estudos de mercado, tendências, análise territorial, planejamento turístico – sinalização turística, desenvolvimento de projetos turísticos, captação de recursos e interpretação da Norma de Acessibilidade ABNT NBR 9050:2004 e outras normas de acessibilidade, como a NBR 15599:2008 – Comunicação na prestação de serviços. Experiência na implementação das normas da série ISO-9000, ISO-14000 e Programa 5 S de Qualidade no Japão, onde atuou como intérprete e tradutor em empresas da área de TI na condição de líder brasileiro de linhas de produção (1997-2000) e ajuste fino de equipamentos de telecomunicações – fusão de fibra ótica (2003-2005).